Lavando direito as frutas, os legumes e as verduras

DSCF8617

Chegou em casa com os produtos fresquinhos, basta colocar de molho na água sanitária, certo? Errado! Afinal, nem sempre ela é a solução adequada para a limpeza dos alimentos, e é perigoso usá-la em quantidade imprecisa.

Vinagre, limão e água filtrada também não bastam para uma boa higienização dos produtos hortifrútis. A forma mais segura é  usar uma solução sanitizante apropriada, à base de hipoclorito de sódio, como o Hidroesteril, à venda na Hortifruti Cachoeiro.

“Alimentos que vão ser consumidos crus ou apenas refogados precisam ser higienizados corretamente. O vinagre, por exemplo, não tira o caramujo e o parasita da cisticercose”, alerta a nutricionista Patrícia Souza.

Depois, é só enxugar, guardar e desfrutar de todos os nutrientes.

Como fazer:

Lave os alimentos em água corrente (e uma bucha macia, se a casca for dura). Depois prepare uma vasilha com água filtrada e, para cada litro, adicione 20 gotas de sanitizante.
Deixe-os submersos por 15 minutos: primeiro as folhas, depois as verduras e, por último, as frutas. Uma mesma solução pode ser usada por seis horas.
  É importante retirar os produtos por cima, sem entornar a água. Em seguida, lave cada produto com água filtrada e seque com um pano limpo.