Risoto de tomate seco, rúcula e muçarela de búfala

Ingredientes: 1 maço pequeno de rúcula + 100g de tomate seco picado + 1 colher de sopa de azeite virgem + 1 xícara de café de vinho branco seco + 1 colher de sopa de cebola picada + 1 colher de sopa de margarina + 380g de arroz arbóreo sem lavar + 1 e ½ litros de água + 2 tabletes de caldo de legumes + 150g de muçarela de búfala cortada.

Modo de preparo: em uma panela, aqueça a água com os tabletes de legumes. Deixe reservado em fogo baixo. Refogue a rúcula e o tomate seco no azeite. Junte um pouco do vinho branco e deixe evaporar. Reserve.

Em uma panela grande e funda, doure a cebola em metade da manteiga. Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Adicione o restante do vinho no arroz, mexa e deixe evaporar em fogo alto. Com uma concha, junte aos poucos o caldo de legumes que deve estar em ponto de fervura. Cozinhe por 20 minutos.

Coloque um pouco do tomate seco enquanto o arroz ainda cozinha. O segredo é mexer sempre e o caldo deve ser colocado um pouco acima do arroz.  À medida que for secando, coloque mais caldo. O arroz irá ganhar corpo aos poucos, experimente e veja se está um pouco acima de “al dente”.

Retire do fogo ainda com ele bem molhado, pois ele irá secar naturalmente. Acrescente a rúcula, o tomate seco, o restante da margarina e a muçarela. Enfeite o risoto com algumas folhas de rúcula. Misture bem e sirva imediatamente.