Nosso produtor apresenta suas técnicas para qualidade
Você reparou que agora tem morango de qualidade até no período mais quente do ano, tanto na banca, quanto na salada de frutas? E que essas frutas estão cada vez mais saborosas, bonitas e cheirosas? Isso é técnica e cuidado.
Mudas importadas do Chile, irrigação com água limpa e sob medida, além de cobertura do solo e das plantas com lonas específicas são alguns dos segredos para essa produção ter tanta qualidade em grande quantidade.
Quem conta os detalhes é o produtor Luiz Gussão, que há 25 anos desce de Braço do Sul, em Castelo, pelo menos duas vezes por semana, para abastecer a loja.
“Com o tempo, observamos que os defensivos quase não são necessários. Mas é preciso usar outras técnicas. Nossa última descoberta foi que a lona prateada sobre o solo afasta ainda mais os insetos”, releva o produtor.
Além de trabalhar com os filhos Luiz Eduardo e Luiz Felipe e a mulher Noemi, Luiz Gussão conta com o apoio de produtores independentes, como Rosinei Lorenzoni, que trabalha há 20 anos junto de Luiz Gussão.
“O morango é um bom produto porque não tem agrotóxico e gera renda o ano todo”, conta Rosinei.
Luiz Gussão recebe análises do Ibama, há oito anos seguidos, atestando que o produto que ele fornece à Hortifruti Cachoeiro é adequado para consumo – inclusive por ser livre de defensivos que possam fazer mal à saúde humana.