Caldo perfeito, por chef Fabi Santos

Um caldo bem preparado e cheio de sabor é fundamental para o sucesso do prato, podendo ser de legumes, frango, carne, frutos do mar e etc., dependendo do sabor que você vai dar ao risoto! Esse caldo aromático (que também é chamado de fundo) é essencial para cozinhar o arroz e fornecer sabor extra. Caso contrário, se seu risoto levasse apenas água no cozimento, ele provavelmente ficaria pouco saboroso. Aqui está a receita base do caldo, que servirá para qualquer risoto. Ela é composta de legumes e temperos. Se você for fazer risoto de carne, deverá acrescentar pedaços ou aparas de carne no caldo, se for fazer um risoto de frango, acrescente pedaços de frango e carcaça no caldo e assim por diante… Dica importante: Seu caldo pode e deve ser feito com todas as cascas de vegetais ou aparas de carne que você for usar como ingredientes para seu risoto! O caldo não leva sal.

Tempo de Preparo: 1 hora

Rendimento: 2 litros de caldo

Ingredientes: 4 litros de água + 1 talo de alho poró cortado ao meio + 3 talinhos de salsão (se quiser pode usar as folhas também) + 1 cebola média cortada ao meio com casca + 1 cenoura média cortada em rodelas + 2 dentes de alho amassados + grãos de pimenta inteiros + 1/2 colher de sopa de azeite de oliva + ervas aromáticas (você pode optar pelas que mais te agradam ou pelas que mais combinam com os aromas do risoto que você vai preparar): 2 raminhos de cada tempero da sua preferência: tomilho, salsinha, cebolinha, sálvia, manjerona, manjericão, orégano, alecrim (1 raminho), louro (2 folhas).

Modo de preparo: em uma panela grande, refogue os vegetais e os temperos com o azeite até dourarem levemente (3-4minutos). Adicione a água em temperatura ambiente e cozinhe em fogo baixo com panela sem tampa por 1 hora para os sabores se mesclarem. Coe o caldo. Renderá um pouco mais de 2 litros de caldo.