Risoto de camarão com perfume de limão siciliano, por chef Fabi Santos

Tempo de Preparo: 50min.

Rendimento: 4 porções

Ingredientes: 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli ou vialone nano + 1 ½ litro de caldo de camarão e legumes caseiro + 500g de camarão médio limpo + 2 dentes de alho picados + 1 cebola média picada + 1 xícara de espumante brut ou vinho branco seco + 1/2 xícara de manteiga sem sal (meio tablete de 200g) + 1 colher (sopa) de manteiga sem sal + suco e raspas de 1 limão siciliano (o menor que puder) + 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada + azeite de oliva a gosto + sal e pimenta a gosto + 12 camarões grandes para decorar (opcional).

Modo de Preparo: em uma panela média, coloque o caldo feito anteriormente para aquecer (não ferver). Em uma tigela, coloque os camarões já limpos e tempere com o alho picado, sal, pimenta do reino e um fio de azeite de oliva. Reserve. Em uma panela média, coloque 1 colher de sopa de manteiga, um fio de azeite de oliva e a cebola picada para dourar. Quando a cebola já estiver translúcida (não pode queimar) acrescente o arroz e mexa bem para envolver o grão com a manteiga e a cebola por 1 minuto.

Em seguida, despeje o espumante brut ou vinho branco e reduza. Sempre mexendo, comece a hidratar o risoto com o caldo, concha por concha, tomando cuidado para não deixar o arroz secar. O movimento, além de evitar que o risoto queime, ajudará os grãos a liberarem o amido no caldo. Siga hidratando e mexendo por 10 minutos. Aqueça uma frigideira grande em fogo alto e coloque um fio de azeite de oliva e logo em seguida o camarão já temperado previamente. Doure o camarão até ficar no ponto certo, em média 3- 4 minutos cada lado e acrescente no risoto.

Caso queira decorar: separe 3 camarões para cada prato, doure separadamente, reserve. Continue hidratando até chegar ao ponto al dente. Desligue o fogo e acrescente a manteiga e ajuste o sal e pimenta para seu gosto. Deixe descansar por 2 a 3 minutos para os aromas se envolverem e o risoto ficar perfeito e misture o suco do limão siciliano e as raspas do limão.

Toque expert em risotos: sirva o risoto em um prato branco e decore com a cebolinha picada, 3 camarões grandes por prato e um fio de azeite de oliva

* Se você optar por comprar um camarão sujo aqui está o passo a passo para limpar: Limpe os camarões (retire a cabeça, a “casca” e patinhas do camarão, com uma faca fazer um corte na parte superior “costas” do camarão e com a ajuda de um palito de dentes, puxe a tripa preta e jogue fora. Lave o camarão e pode usar.

*Se você não encontrar o limão siciliano, você pode substituir pelo limão da sua preferência (bergamota, taiti, galego).