Salada Lionesa, por Chef Fabi Santos

Ingredientes: um maço de alfaces americanos + um maço de rúculas + 150g de bacon fatiado + 30g de cebola cortada em ciseler + 2 ovos + 2 fatias de pão de forma em cubos pequenos + mostarda Dijon QB + 20 ml de vinagre de vinho tinto de boa qualidade + azeite extra virgem QB (quanto baste) + açúcar QB (quanto baste) + orégano QB (quanto baste).

Modo de preparo: em uma sautese, cozinhe o bacon em fogo baixo até render bem a gordura e ficar levemente dourado e crocante. Retire o bacon e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola até ficar macia. Em um bowl, misture a mostarda Dijon, o vinagre, o açúcar e tempere com sal e pimenta. Adicione a gordura do bacon morna aos poucos para emulsionar e produzir um vinagrete morno. Reserve.

Cozinhe os ovos a partir de água fria, cobrindo os ovos com 5 cm de água acima deles. Assim que levantar fervura, abaixe bem o fogo e ferva suavemente por 12 minutos. Esfrie os ovos rapidamente em água fria e tire a casca logo em seguida. Separe cuidadosamente as gemas da Clara. Corte a clara em cubos pequenos. Reserve.

Em uma sautese, coloque um pouco de azeite de oliva e salteie os cubos de pão até que fique bem dourados. Tempere com orégano, sal e pimenta.

Retire da panela e reserve.

Montagem: tempere as folhas de alface, as claras cortadas em cubinhos e os croutons com o vinagrete. Misture bem. Coloque em um prato de serviço e finalize com o de bacon e com as gemas raladas bem fininhas por cima. Sirva imediatamente.