Nhoque de batata ao molho bolonhesa, por chef Fabi Santos

Ingredientes para o nhoque: 500g de batata Asterix + 100g de trigo + 50g de queijo parmesão ralado na hora + 1 colher de café rasa de sal + 3 gemas.

Ingredientes para o molho: 200g de carne moída fresca + 5 de tomates + 2 cebolas + 4 dentes de alho + 4 colheres de sopa de azeite + Folhas de manjericão a gosto + Alecrim a gosto + 2 folhas de louro + Sal a gosto + Pimenta-do-reino a gosto + pimenta calabresa a gosto

Preparo do nhoque: descasque e leve as batatas para cozinhar em uma panela a vapor de preferência por 30 minutos ou até que estejam macias. Esprema as batatas com espremedor ou garfo na peneira e deixe amornar. Leve as batatas a uma bancada enfarinhada, faça um buraco no centro, junte as gemas, o sal e o queijo ralado. E misture com as mãos. Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e amassando com a ponta dos dedos para que se forme uma massa homogênea.

Corte a massa em 4 partes e em cada parte faça um “bastão”. Corte os nhoques com uma faca. Eles devem ter o tamanho de 2 dedos aproximadamente. Vá polvilhando com farinha para não grudar. Ferva 5 litros de água e prepare uma forma untada com azeite. Vá colocando os nhoques (de 10 em 10) e conforme for subindo vá retirando e colocando na forma untada.

Preparo do molho: pegue uma assadeira e regue com azeite. Divida o tomate em 4 partes e posicione todos na assadeira. Em seguida a cebola, também divida em 4 partes na assadeira. Descasque os dentes de alho, dê uma leve amassada e coloque na assadeira. Coloque as ervas frescas o sal, pimenta a gosto, regue com mais azeite e leve ao forno de 1 hora a 1 hora meia. Os tomates precisam estar com aquela aparência de tostados. Bata tudo no liquidificador até formar um molho, pegue a assadeira e meia xícara de água, com a colher tire tudo que ficou no fundo e junte ao molho. Leve ao fogo baixo por 2 horas até reduzir e pegar sabor. No final, verifique o sal e pimenta. Quanto mais tempo reduzindo mais sabor.

Montagem: Coloque o nhoque no prato, o molho por cima, e queijo ralado e umas folhinhas de manjericão para decorar.